Notícias

Governo alerta para golpes na hora de agendar serviços nas UAIs pela internet; veja dicas

Por Mônica Miranda , 21/10/2020 às 09:24
atualizado em: 21/10/2020 às 09:28

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG
Wellington Pedro/Imprensa MG

Pessoas que têm tentado agendar serviços nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) pela internet têm sido vítimas de golpes. O alerta é do superintendente da Central de Canais de Atendimento da Secretaria de Planejamento do Estado, Reginaldo Carvalho Gonçalves.

De acordo com Gonçalves, as pessoas criam sites falsos e utilizam mecanismos de buscas, como o Google, para se passar por páginas reais. 

“Eles pagam para aparecer nas pesquisas no topo da página. O cidadão quando entra no site de pesquisa para procurar um agendamento na Uai ou procurar uma agendamento para seguro-desemprego ou para emissão de RG, ele é direcionado para esse link. Muitas vezes nesses links não fica claro para o cidadão que não é um site oficial do governo e que o serviço poderia estar sendo realizado diretamente no site oficial do governo de forma gratuita.”

Gonçalves explica que, além de pagarem por um serviço que é oferecido de graça pelo governo, os cidadãos não são bem orientados e muitas vezes chegam para resolver o que precisam sem informações e sem os documentos necessários. 

“Muitas vezes além de cobrar, eles não realizam agendamento e não orientam bem o cidadão para se direcionar a unidade de atendimento com os documentos necessários. Muitas vezes ao chegar na unidade ele descobre que o agendamento foi feito, mas que ele não levou a documentação necessária, de forma que não consegue realizar o seu atendimento na unidade.”

O superintendente dá dicas para que as pessoas não caiam no golpe. “Nós recomendamos que o cidadão sempre observe o link ao qual ele está entrando para fazer esse agendamento. É muito importante que ele observe que no domínio digitado Tem que existir o termo mg.gov.br que é o domínio oficial do governo de Minas. A outra forma que a gente recomenda é não utilizar mecanismo de busca, ou seja, não fazer pesquisa no Google. A gente recomenda aquele digito direto no seu navegador o endereço do portal MG.”
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Recebem 1,6 milhão de beneficiários do Bolsa Família NIS número 0. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Crédito bancário totaliza mais de R$ 399 milhões. #Itatiaia

    Acessar Link